As páginas de seu site precisam ajudar na geração de receita e negócios. Confira pontos que não podem faltar em um planejamento

como fazer planejamento de site

Lista para o planejamento do seu site

A criação de sites demanda certo planejamento. Não basta sair pegando um CMS ou site pré-montado, subir no servidor e pronto. Aliás, fazendo isso, o site não trará resultados provavelmente. Para chegar a um bom planejamento de site, é necessário checar se os principais pilares da estratégia de Marketing Digital estão sendo devidamente atendidos. A IndexaLabcostuma usar uma lista semelhante a exibida abaixo. Compartilhamos a dica com vocês!

Defina o objetivo de seu site

Pode parecer redundante, mas não é tão simples. O planejamento de um site tem como primeiro objetivo definir o objetivo das páginas. Todos os métodos empregados devem seguir essa meta. Exemplos de objetivo: divulgar a marca, gerar leads, gerar vendas, prospecção de novos clientes, etc.

Escolha sua plataforma

Após definir o objetivo do site, é importante escolher a plataforma que mais se adequa à estratégia. Exemplos de sistemas que são opções para essa fase: solução própria (código-fonte gerado do zero), Wordpress, Magento, Joomla, entre muitos outros. Todos são ferramentas fantásticas e tem peculiaridades próprias. Essa escolha é fundamental para evitar dores de cabeça e acelerar a estratégia.

Hospedagem do site

O passo seguinte é contratar uma boa hospedagem para seu site. Lembre-se: muitas vezes, o barato sai caro. Portanto, escolha uma empresa que dará condições de seu site receber muitos acessos sem cair, que seja capaz de mandar uma resposta rápida e providenciar um rápido tempo de carregamento.

Arquitetura da Informação

Após escolher a plataforma e a linguagem, o bom planejamento de site requer uma arquitetura da informação à altura. Também conhecida pela sigla AI, ela define os caminhos e fluxos das páginas. Dominando este conceito, você poderá guiar seu visitante até a conversão desejada, seja o preenchimento de um formulário ou compra.

Definição das principais páginas

Suas páginas principais serão sempre aquelas que apresentarem os serviços ou produtos mais importantes. Não há nada de errado em várias subcategorias, mas é preciso entender que suas categorias precisam estar bem destacadas. Isso já é considerado durante a elaboração da arquitetura da informação e usabilidade do site, mas não custa destacar.

Otimização SEO

O SEO, Search Engine Optimization, é fundamental para que o site apareça em resultados de buscadores como Google, Yahoo e Bing. Por meio do SEO, suas páginas terão maior relevância sobre as palavras-chave do seu negócio. Considerada uma estratégia de médio e longo prazo, a otimização trará acesso orgânico ao seu site.

Conteúdo relevante

Para a correta implementação de SEO, será essencial desenvolver conteúdo relevante. O seu planejamento de site já deve considerar o que o consumidor está procurando, suas dúvidas, anseios e desejos de compra a serem atendidos. O conteúdo deve responder algo, deve apresentar informação relevante. Uma boa forma de elaborar uma estratégia de conteúdo é entrevistar o cliente ideal (persona). As respostas darão trilhas que podem ser percorridas.

Redes sociais

Divulgue seu conteúdo pelas redes sociais! Se você construiu um conteúdo realmente relevante, não deixe de compartilhar por canais como Facebook e LinkedIn. Dependendo do segmento, o Twitter também ajuda bastante. Importante: não adianta compartilhar apenas em seu círculo de amigos e seguidores. Invista em campanhas patrocinadas para trazer pessoas de fora para suas páginas.

Manutenções periódicas

Está tudo rodando bonito e funcionando? Parabéns! Da mesma forma como criar é importante, manter é ainda mais fundamental. Portanto, realize backups periodicamente, tanto do site como de e-mails e banco de dados. O valor do backup só é percebido quando precisamos dele :)

Dúvidas e orçamentos :)