Entenda de maneira simples e didática como divulgar o site de sua empresa e trazer mais clientes para a sua página com busca orgânica ou anúncios patrocinados

como divulgar meu site

Como divulgar o site da sua empresa

Muitos empreendedores sabem que precisam usar a internet para alavancar seus negócios. De fato, usar ferramentas online para chamar a atenção dos consumidores é atualmente uma das mais efetivas formas de ganhar mercado. Por outro lado, nada é tão simples. Surgem dúvidas como:

  • Qual a melhor forma de divulgar meu site?
  • Anúncios patrocinados ou Facebook?
  • Como meu site pode aparecer no Google?

Caso você esteja em uma situação assim, provavelmente tem algum parente ou amigo que diz a solução com todas as letras. Você faz o que ele disse e... Nada! Este é um dos pontos cruciais de uma estratégia digital: é necessário planejamento estratégico, entender a melhor ferramenta no quesito verba/prazos/receita e muito mais.

Sendo assim, vamos listar abaixo de maneira sucinta as principais formas de divulgar um site hoje em dia: busca orgânica e patrocinada. Não existe estratégia certa ou errada. O que há são diferentes maneiras de execução que podem ou não trazer resultados. Tudo depende do seu segmento de negócio, receita disponível para investimento e tempo possível para esperar o retorno desse investimento (ROI).

Divulgando um site com SEO?

Caso você não esteja familiarizado com o termo, SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. Traduzindo: otimização para motores de busca. Os buscadores você com certeza já conhece: Google, Yahoo, Bing, etc.

Estar na primeira página do Google ao digitar o nome do seu produto é uma belíssima forma de atrair consumidores. Você não precisa procurar o cliente, pois ele já te achou! Entretanto, uma estratégia tão poderosa não é facilmente realizada. SEO demanda planejamento, conhecimento em desenvolvimento WEB, conteúdo de qualidade, métricas e outros pilares. Mas não se assuste! Caso você não saiba fazer isso, a IndexaLab pode realizar uma consultoria de SEO para o site da sua empresa.

  • Vantagens: estando posicionado na primeira página do Google, você tem uma fonte de visitas para o seu site que não demandará receitas diretas. Claro, há um custo de manutenção, mas é muito menor do que o gasto em anúncios patrocinados. O posicionamento orgânico também é mais acessado pelo usuário em relação ao conteúdo pago. Em longo prazo, é uma excelente estratégia de sustentabilidade para o negócio.
  • Desvantagens: comparado ao anúncio patrocinado, demora mais para ter efeito. Os resultados tanto podem demorar semanas ou meses para aparecerem. Portanto, se você está contra o relógio, não é a melhor estratégia.

Divulgando um site com anúncios patrocinados:

Caso você tenha uma receita guardada para investir em anúncios, o Google Adwords ou Facebook Ads podem ser a solução rápida e ideal para trazer visitantes para o seu site. Ambas as ferramentas possuem formas de filtrar quem verá seu anúncio. Filtrando e colocando os parâmetros corretos, você exibe seu anúncio apenas para pessoas que estarão interessadas em seu produto. Exemplo: mulheres acima de 40 anos casada e com filhos que tem interesse em fazer aulas de artes marciais.

  • Vantagens: traz um forte número de acessos para o seu site, com usuários com intenção de compra. É uma forma rápida de divulgar um site. A forma de cobrança pode ser otimizada, diminuindo exponencialmente os custos, que podem ser por clique (CPC) ou número de visualizações (CPA).
  • Desvantagens: dependendo de seu segmento, talvez fique bem caro. Se mal feito, com certeza ficará bem caro. Portanto, não é algo para iniciantes. Utiliza a orientação de profissionais. Mesmo pagando o trabalho dele, sairá mais barato do que perder todo o investimento sem receber nada de retorno.

Conceitos gerais das ferramentas para a divulgação do site:

Tanto a busca orgânica quando os anúncios patrocinados são excelentes formas de ganhar clientes e gerar ROI, retorno de investimento. Mas não se engane: ambas exigem planejamento, dedicação e acompanhamento para melhoria dos resultados. Se mal realizadas, podem gerar prejuízo.

Portanto, se você quer divulgar seu site, procure profissionais que podem mostrar o caminho e a correta realização da estratégia. Estude e fique atualizado sobre o caminho escolhido, pois dará base para argumentação e entendimento da evolução.

Se precisar, conte com a IndexaLab :)

Dúvidas e orçamentos :)