Conheça alguns fatores que podem diferenciar a criação do seu conteúdo e evite ficar naquele texto burocrático e previsível

criando conteudo relevante para o cliente

Criação de conteúdo relevante: o que é importante e o que evitar

O termo “conteúdo é o Rei” já se tornou algo repetitivo. Em toda aula, palestra ou evento, aparece um especialista falando sobre isso. Tendo todo esse material à disposição, por que este artigo seria relevante e diferenciado dos demais?

O objetivo deste artigo é chamar a sua atenção para pequenos erros que podem estar acontecendo na sua criação de conteúdo. Acredite, é muito fácil se perder em pautas repetitivas e burocráticas, onde o resultado é um artigo em que o leitor mal passará do segundo parágrafo.

A boa notícia é a possibilidade de usar pequenas regras para não cair no marasmo de textos sem atratividade para o leitor.

Conteúdo: evitando a previsibilidade editorial

Há algo que arrebenta com qualquer conteúdo logo de início: a previsibilidade. Para HUBs de conteúdo, é mais fácil evitar este tipo de erro, pois o material gerado tende a ser variado e voltado para o entretenimento. Ele mantém a vontade do visitante de clicar no link e navegar por suas páginas.

Por outro lado, a missão pode ser mais difícil para blogs corporativos. Isso porque há um excessivo zelo em cuidar da imagem da marca. Obviamente, ser descuidado é um caminho muito errado. Por outro lado, marcas que não se arriscam a falar com seus consumidores acabam parecendo formais demais, distantes de um relacionamento real.

Por isso, o conteúdo criado deve evitar a previsibilidade de materiais institucionais. Se o usuário quisesse uma publicidade, simplesmente clicaria em um banner ou anúncio. Não há nada pior para um leitor que é movido pela curiosidade do que se deparar com um artigo que beira um “Quem somos” ou “Nossa história”.

Por isso, ao criar um artigo ou vídeo, o produtor de conteúdo deve buscar inovar e surpreender o visitante. Em linhas gerais, deve-se responder à dúvida que trouxe o usuário, mas fazendo isso de forma próxima e cativante. O resultado? Sim, o tão ambicionado engajamento!

Criando um conteúdo com linearidade semântica

Falar a língua do leitor deveria ser algo básico, mas ainda existe um alto número de empresas que erram nesse quesito. E não estamos falando de português ou qualquer outro idioma, mas sim conseguir usar o campo semântico de maneira linear para disponibilizar o conteúdo.

Campo semântico, resumido de maneira bem simples, é o leque de palavras-chave e termos de nicho que seus consumidores costumam usar. Um exemplo clássico de erro é querer usar expressões cultas ao longo de todos os parágrafos. Quando for necessário usar um termo incomum, contextualize-o para que toda a audiência possa permanecer em um mesmo patamar (sim, fiz isso com “campo semântico” logo acima).

Conhecer os termos usados por seus consumidores é algo básico para várias tarefas, como administrar uma campanha de anúncios ou realizar uma consultoria de SEO. Essa mesma base também se relaciona diretamente com a criação de conteúdo. Por isso, pesquise e fale com seu público-alvo. Aliás, conversas pessoais muitas vezes são mais esclarecedoras do que se limitar a consultas online.

Diversificando sua mídia:

Quer enriquecer ainda mais seu conteúdo. Não se limite apenas a textos. Considere a possibilidade de publicar podcasts ou vídeos. O uso do Youtube, pro exemplo, costuma ser bastante intuitivo. Basta usar uma câmera HD de um smartphone e subir o vídeo. Pronto, você já está mais próximo de seus consumidores. Mas ATENÇÃO: por mais que hoje já exista a possibilidade de usar diferentes recursos, nada supera a qualidade. Para ser ouvido é necessário ser interessante e despertar a curiosidade da audiência.

Como a IndexaLab pode ajudar:

A IndexaLab é uma empresa especializa em criação de sites e consultoria SEO. Entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo formulário ao lado! Entramos em contato o mais rápido possível!

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