Entenda por que a periodicidade de conteúdo é um dos pilares fundamentais para qualquer estratégia de SEO

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Periodicidade de conteúdo em um projeto de SEO

Não é segredo para ninguém: SEO precisa se preocupar com o usuário. Dentro deste conceito, há várias estratégias envolvidas, como otimizar o tempo de carregamento das páginas, publicar conteúdo relevante, compartilhar o material em redes sociais, entre outros. Entretanto, uma questão simples pode acabar por vezes sendo ignorada: a periodicidade do conteúdo.

Por que periodicidade de conteúdo é importante para SEO?

Há duas fortes razões para que todo projeto de SEO foque parte de seus esforços em manter a periodicidade de conteúdo. Primeiramente, podemos comentar sobre o aspecto técnico: mantendo a publicação de conteúdo de forma constante, buscadores como o Google irão perceber um padrão, passando a indexar as novas URLs e aumentando a autoridade do site e suas páginas sobre o assunto. Além disso, o Sitemap também deverá ser atualizado.

O segundo motivo é em relação ao usuário. Mantendo a periodicidade, o visitante tenderá a voltar ao site para ver as novidades. Isso, claro, partindo do princípio que o conteúdo é relevante. A estratégia ajuda na construção de uma audiência sólida e engajada, aumentando as chances de compartilhamento de seus links em outros sites, o que também favorece os trabalhos de Link Building.

Ainda não há um consenso sobre o fato de que redes sociais influenciem diretamente o SEO. Por outro lado, é inegável que o compartilhamento em sites como Facebook e LinkedIn atrai novas visitas. Portanto, também é indicado manter a publicação de novos posts de maneira cadenciada e constante.

Como organizar a periodicidade de conteúdo no projeto de SEO:

A periodicidade do conteúdo deve ser planejada logo no início do projeto. É importante reconhecer o que de fato poderá ser feito, considerando as horas disponíveis e quantidade de profissionais envolvidos no processo. Não adianta colocar metas arrojadas sabendo que não possibilidade de cumpri-las. Neste ponto, é preciso ter uma conversa franca com a equipe, fazendo-os entender a importância de equilibrar a frequência do novo conteúdo mantendo uma qualidade suficiente para o engajamento do visitante.

A influência do SEO acontecerá na forma como as palavras-chave e termos importantes serão usados durante a produção do conteúdo. Realizando o processo corretamente, o próprio Google e outros buscadores verão a periodicidade no aparecimento das expressões no site. Em longo prazo, aumentará a autoridade das páginas na busca por melhores rankings.

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