Sempre citado em eventos de Marketing Digital, o site responsivo é uma das principais formas de manter a atenção do seu consumidor nos canais online

o que e um site responsivo

Saiba o que é um site responsivo e por que ele é importante

Caso você esteja montando um site para sua empresa, provavelmente já ouviu falar que é necessário que suas páginas sejam responsivas. Mas afinal, o que é um site responsivo? Aliás, por que ele é tão importante? Veja abaixo os cinco principais motivos:

  • O significado do que é um site responsivo:

Trata-se de um site cujas páginas se adequam ao dispositivo de exibição. Sendo mais didático: o conteúdo será redimensionado para aparecer corretamente em computadores, celulares e tablets. Os módulos do site se adequam ao tamanho da tela. Esse é o primeiro e mais importante motivo para ter um site responsivo. Seu consumidor poderá averiguar e interagir com a informação das páginas independentemente da forma de acesso. Este ponto está diretamente ligado à experiência do usuário (UX) e à Arquitetura da Informação (AI).

  • Um layout amigável:

Faça o teste você mesmo. Procure por um site que não tenha layout responsivo. Ele deverá apresentar a mesma formatação em telas de computadores e celulares. Repare como é quase impossível para navegar usando o aparelho móvel. É necessário usar o zoom constantemente e muitas vezes acabamos clicando no botão/link errado. Portanto, para a criação de sites, devemos sempre considerar o modelo responsivo. Esteticamente, o site será agradável em qualquer dispositivo.

  • SEO:

Acredite, uma boa otimização SEO é fundamental para que seu site traga clientes pelo Google. Em caso de dúvida, saiba o que é SEO neste link. Atualmente, o Google já consegue diferenciar se um site é amigável a dispositivos móveis ou não. Portanto, se ele não é, ele simplesmente tende a não aparecer nos resultados das buscas. Por isso, para aparecer no Google, um site responsivo tende a se tornar algo cada vez mais importante.

  • As conversões de um site responsivo:

Pelo que já foi dito anteriormente, você já deve ter notado como um site responsivo é imprescindível. Aqui vai mais um motivo: se seu site vende produtos ou gera leads (clientes que entram em contato por formulários ou tem interesse em alguma compra), o caminho para a finalização do pedido precisa ser fácil. O site responsivo acelera esse ciclo. Imagine precisar dar um zoom para digitar o número do cartão de crédito e no fim clicar no botão errado. Não dá para gerar resultados assim. O visitante abandona o site e você fica sem a venda ou contato. Para otimizar isso, a resposta é o site responsivo.

  • O comportamento do consumidor:

Esse é o ponto mais importante sobre ter um site responsivo. Atualmente, o consumidor faz mais buscas no Google pelo smartphone. Isso é meio óbvio quando paramos para analisar até mesmo nosso próprio cotidiano. A maior parte do tempo, estamos com o smartphone mais próximo que o computador. O celular está com a gente na rua, na casa de amigos e familiares, no trabalho, em passeios, em viagens, entre muitos outros. Por isso, ele tende a acessar o seu site por meio do aparelho. Seu site precisa ser responsivo para aumentar as chances de gerar negócios.

E se você quer um site responsivo, não deixe de entrar em contato com a IndexaLab pelo formulário ao lado. Mandamos uma cotação para o seu pedido no mesmo dia!

Dúvidas e orçamentos :)