Conhecida como uma das mais antigas táticas de SEO, a pesquisa de palavras-chave pode muitas vezes ser um empecilho. Descubra o motivo

seo quando a pesquisa de palavra chave atrapalha

A pesquisa de palavras-chave pode atrapalhar um projeto de SEO

Todos que trabalham com SEO, desde o mais iniciante até o mais experiente, já ouviram falar sobre pesquisa de palavra-chave. É algo praticamente inerente à atividade, pois o mínimo que você precisa saber para iniciar um projeto é saber o que e como o seu consumidor está buscando no Google, certo? Sim, mas apenas parcialmente.

Desenvolver um campo semântico é a bússola de um projeto de SEO. O problema é quando se está olhando o tempo todo para o ponteiro, mas se esquece de olhar para frente. Muito metafórico? Calma, explico! Muitos profissionais iniciantes ficam excessivamente presos à palavra-chave, começando verdadeiras epopeias para ranquear para o termo. O problema é que muitas vezes o trabalho é árduo demais e pode custar um ativo muito importante: o tempo.

O que o cliente quer de um projeto de SEO?

Não é muito segredo que clientes querem acessos para gerar vendas ou leads. Do contrário, o trabalho é inútil. Um bom projeto de SEO traz visitantes qualificados ao site. No mínimo, eles terão interesse no que você oferece.

O problema de ficar demasiadamente preso a uma palavra-chave é que o contexto pode ser negligenciado. O resultado será um conteúdo fraco. Podemos considerar que um conteúdo é fraco quando ele não traz uma solução. Todo profissional de SEO precisa ter em mente que o texto ou até áudio e vídeo precisam responder à pergunta do visitante.

Dessa forma, chegamos ao tema deste artigo: ficar preso à palavra-chave impede que os profissionais de conteúdo realmente desenvolvam algo mais sofisticado mirando em long tails. As long tais (desdobramentos das palavras-chave originais) podem, e geralmente são, mais assertivas em responder à pergunta do usuário.

A pesquisa de palavras-chave atrapalha quando impede que os profissionais ligados à criação de conteúdo passem ao próximo nível, gerando um conteúdo rico em utilidade e usando corretamente todas as técnicas de SEO.

Por isso, para o desenvolvimento do mercado, devemos considerar a pesquisa de palavras-chave apenas como o primeiro passo, servindo de degrau para as próximas etapas.

As etapas de SEO após a pesquisa de palavras-chave

Quando já temos os termos que interessam ao usuário, devemos no mínimo contextualizar suas necessidades. Algumas perguntas que podem ser úteis:

  • Por que ele busca essa palavra-chave?
  • O que ele precisa resolver?
  • Meu produto pode resolver o problema dele?
  • Qual a melhor forma de mostrar isso a ele?
  • Meu conteúdo é suficientemente didático?
  • Meu conteúdo é fácil de ser assimilado?

Enfim, o desdobramento é enorme e depende apenas do quão assertivo você quer ser. E então, já pensou qual será seu próximo passo?

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